Alimentação:
Quanto a alimentação dos peixes nao ha nenhuma regra especifica, devemos dar-lhes a quantidade que eles conseguirem comer em pouco tempo. Se vir que o seu peixe nao come tudo dentro de 3 minutos, deve reduzir a quantidade gerindo-a em função do numero de peixes (mais peixes mais comida). É normal que depois de mudar a água do aquário os peixes nao comam depressa ou tudo, pois ainda se estao a ambientar á temperatura da água.
Filtros:
Os filtros têm por finalidade eliminar impurezas da água. Os mais utilizados são activados por um compressor de ar que impulsiona a circulação da água no aquário através de um filtro. Deste modo, a água não só fica mais limpa como também reforça o seu teor de oxigénio indispensável à sobrevivência dos peixes. Só necesita de um filtro se tiver vairos peixes, pois é dificil estar a tirálos do aquario, por isso se só tiver 2 ou 3 peixes nao precisa de um =D
Temperatura e termometros:
Temperatura e termometros:
A primeira coisa que deve perguntar ao comprar o seu peixe é se é de água quente ou fria, pois se colocar uma temperatura errada na água no aquário pode MATAR o seu peixinho.
Sempre que limpar o aquário tente colocar a água á mesma temperatura por causa dos choques termicos (não são só as pessoas que os apanham)

Embora o aquecedor traga (normalmente) acoplado o termostato, é sempre conveniente recorrer a um termómetro para periodicamente controlar o seu funcionamento. Este deve ser colocado no fundo do aquário. (só presisam de termometros os aquários maiores ou para peixes de água quente)
Decoração do aquário:Tente sempre dar aos seus peixes um ambiente o mais parecido possível com o seu meio natural. Para manter um aquário sempre límpido e bem oxigenado decore-o com bastante vegetação. As plantas, através da fotossíntese, absorvem o gás carbónico libertado pelos peixes devolvendo-o ao meio aquático na forma de oxigénio.
Esta função desenrola-se principalmente durante o dia, quando incide uma boa quantidade de luz no aquário (nunca raios de sol directos), podendo no entanto ser "forçada" recorrendo a lâmpadas. Mas como detectar se as plantas precisam de mais ou menos luz? Se elas apresentarem um tom amarelado e a água tiver tendência para escurecer é porque será necessário providenciar mais luminusidade ao aquário. Por outro lado, se as plantas estiverem a ser cobertas de algas verdes e a água tomar uma coloração esverdeada, é porque a luminusidade é excessiva.
As plantas, que poderá encontrar facilmente à venda nas lojas da especialidade, dividem-se em flutuantes e submersas. De acordo com a sua tendência estética e decorativa poderá optar por um grande leque de alternativas, tendo sempre o cuidado de antes de as colocar do aquário, retirar as folhas amareladas e megulhá-las numa solução fraca de pragnato de potássio de modo a eliminar qualquer potencial doença para os peixes
Para além do aquário em si existem outros utensílios e equipamentos indispensáveis ao bom funcionamento e manutenção do mesmo. Se seguida apresentamos alguns desses equipamentos que o ajudarão a cuidar dos seus peixes e que poderá adquirir nas lojas de animais de estimação. =D
Está mesmo engraçado, agora retribui xD
ResponderEliminarxD, assinados os 3 catchas e Andreia =P